João Monlevade forma 62 crianças e adolescentes no Projeto Bombeiro Mirim
A noite de sexta-feira (5) marcou um momento histórico para o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em João Monlevade. A sede da corporação, no bairro Sion, ficou completamente lotada para a formatura da primeira turma do Projeto Bombeiro Mirim, que certificou 62 participantes de diferentes idades - entre eles, crianças e adolescentes atendidos pela Fundação Municipal Crê-Ser.
A solenidade reuniu familiares, autoridades, parceiros e representantes de instituições que, ao longo de seis meses, contribuíram para a formação dos bombeiros mirins. O evento foi presidido pelo comandante do Posto Avançado, segundo-tenente Rubens Nery Sant’Ana Júnior, que celebrou o encerramento do ciclo e destacou a importância da educação, da prevenção e da cidadania na formação dos novos bombeiros mirins.
Durante a cerimônia, os formandos realizaram o juramento do Bombeiro Mirim: “proteger o próximo, agir com coragem e disciplina, sem olhar a quem”, conduzido pelo instrutor do projeto, cabo Neves, que recebeu homenagens e o reconhecimento especial dos formandos pelo trabalho dedicado.
A diretora da Fundação Crê-Ser, Helenita Pinto Melo Lopes, falou da importância da parceria. “A família Fundação Municipal Crê-Ser sente-se muito feliz, sente-se muito honrada com esta parceria que nos foi proposta e hoje estamos aqui colhendo os frutos. Gratidão ao Cabo Neves, que dedicou seis meses com os nossos jovens, incentivando neles o patriotismo, a ordem, a disciplina, a obediência, valores e gratidão”,destacou.
O chefe de gabinete Gentil Bicalho, representando o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), ressaltou o empenho da administração municipal para que o Corpo de Bombeiros se tornasse realidade na cidade. “A persistência constante do nosso prefeito Dr. Laércio junto da Câmara Municipal fez com que hoje tivéssemos o Corpo de Bombeiros em João Monlevade, depois de tanta luta. E hoje, esta árvore já está dando frutos. Parabéns a todos vocês formandos, e parabéns aos pais que deram o apoio”, enfatizou.
O comandante da unidade, tenente Nery, dirigiu-se aos formandos com uma mensagem de responsabilidade e pertencimento. “Gostaria de agradecer primeiro a Prefeitura de João Monlevade que vem nos apoiando 100%. Agora, direcionando aos nossos formandos: você que está vestindo a camisa do Bombeiro Mirim, saiba que está representando algo muito maior. Vocês representam o símbolo do Corpo de Bombeiros. Agora são exemplos onde estiverem, respeitando seus pais, indo bem na escola, ajudando quem precisa”, salientou.
Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Fernando Linhares (Podemos); os vereadores Sassá Misericórdia (Cidadania), Bruno Cabeção (Avante), Alysson Enfermeiro (Avante) e Belmar Diniz (PT); além do comandante da 17ª Cia da Polícia Militar, major Rodrigo Ferreira Oliveira e demais autoridades atuantes no município.
Um ciclo que deixa marcas
Ao longo do curso, os bombeiros mirins vivenciaram práticas da rotina dos militares, aprenderam noções de primeiros socorros, princípios de combate a incêndio, prevenção, cuidado com o meio ambiente, educação no trânsito e convivência social. Realizaram ainda o plantio de árvores, atividades esportivas e a primeira corrida dos Bombeiros Mirins, que simbolizou união e superação.
A noite foi encerrada com a entrega dos certificados aos formandos, sob aplausos de familiares e convidados, marcando não apenas a conclusão de um projeto, mas o início de um novo ciclo na vida das crianças e adolescentes, agora mais conscientes, disciplinadas e preparadas para o futuro.

