Fundo Vale e Quintessa lançam programa de aceleração para fomentar mercado de carbono de impacto no Brasil

Serão selecionadas até seis iniciativas inovadoras com potencial de gerar impacto socioambiental positivo no ecossistema de carbono. Inscrições vão de 30/01 até 16/02

 

 

 
 

 

 

 
 
O Fundo Vale e o Quintessa, aceleradora de impacto, lançaram nesta semana o programa Desafios Floresta & Clima - Edição Carbono, que vai acelerar até seis iniciativas inovadoras com potencial para solucionar desafios da cadeia de carbono florestal. O programa visa fomentar negócios de geração de carbono, que, na sua origem, conciliem a preservação da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável, a partir da geração de co-benefícios sociais às comunidades envolvidas com o projeto. Para se inscrever no desafio, o interessado precisa acessar o site desafiosflorestaeclima.com.br
As inscrições estão abertas até 16 de fevereiro de 2023.

“O Fundo Vale busca colaborar com o fortalecimento do mercado de carbono florestal de alta integridade, que ajude a reduzir emissões de carbono, mas que, sobretudo, traga benefícios para quem vive da floresta e a ajuda a protegê-la, o que chamamos de Carbono de Impacto”, explica Gustavo Luz, gerente de Operações do Fundo Vale. O Fundo é responsável pela coordenação da Meta Florestal 2030 da Vale que tem como compromisso recuperar e proteger voluntariamente 500 mil hectares de florestas até 2030.

As iniciativas selecionadas passarão por um programa de aceleração coordenado pelo Quintessa, com duração de seis meses. O programa proporcionará aos selecionados o acompanhamento individual e personalizado, além de mentoria para apoiar os desafios estratégicos de cada negócio. Os projetos selecionados recebem um diagnóstico e o desenvolvimento do plano de aceleração, com base na metodologia do Quintessa, que já foi utilizada no impulsionamento de mais de 400 startups de impacto.

Além disso, os negócios terão possibilidade de se apresentar para executivos do Fundo Vale, da Vale, parceiros estratégicos, investidores e apoiadores, e terão acesso à rede de mentores do Quintessa.

Os desafios do ecossistema de carbono foram separados em dois eixos: Indireto, que se refere às soluções que atuem ao longo da cadeia agroflorestal, indiretamente impactando o carbono; e Direto, relacionado às soluções que tragam benefícios de forma direta ao mercado de carbono, desde a origem, nas diversas etapas do ciclo de desenvolvimento e monitoramento de um projeto.

No eixo Indireto, são buscadas soluções de fornecimento de insumos para sistemas agroflorestais, formação técnica para atores da cadeia de carbono, garantia de posse e uso da terra e comercialização de produtos agroflorestais. Enquanto no eixo Direto, procuram-se soluções de monitoramento de projetos de créditos de carbono, gestão de projetos de crédito de carbono, financiamento de projetos de crédito de carbono, acesso ao mercado de carbono e redução de risco de projetos de crédito de carbono. Mais detalhes sobre as soluções procuradas podem ser encontrados no site do programa.

Podem se inscrever desde negócios em estágio inicial que precisam de apoio para validar suas primeiras aplicações, até negócios maduros com soluções prontas e/ou com soluções a serem adaptadas/criadas que precisam de apoio para escalar. Não há restrição em relação ao perfil das iniciativas, ou seja, podem se inscrever startups, negócios, organizações, cooperativas, entre outros, mas é premissa que as soluções sejam escaláveis e possuam perspectiva de serem sustentáveis financeiramente.

“Identificamos diversos e relevantes desafios na cadeia agroflorestal e cadeia de carbono. Dado que apenas esperar não é uma opção, a iniciativa se propõe a impulsionar aqueles que estão propondo soluções para eles. Optamos por uma metodologia personalizada para garantir a qualidade e assertividade na agregação de valor do programa para os empreendedores, que podem ter soluções e negócios em estágios mais iniciais ou avançados”, comenta Anna de Souza Aranha, sócia-diretora do Quintessa.

“Ao longo dos investimentos em novos negócios de impacto para a Meta Florestal Vale 2030, percebemos que um dos grandes desafios para a larga escala é destravar gargalos estruturantes para a cadeia como um todo. E, ao enxergar o Brasil como potencial protagonista global em inovação e sustentabilidade, fomentar esses negócios, desde sua oxigenação, passando pela aceleração, até a entrega final, é parte fundamental do nosso propósito”, explica Gustavo Luz.

Sobre o Fundo Vale
O Fundo Vale é um fundo de fomento e investimento criado para gerar impacto socioambiental positivo. Seu propósito é potencializar uma economia mais justa e inclusiva por meio de negócios de impacto socioambiental. Desde 2009 ajuda a construir uma nova realidade econômica ao investir no desenvolvimento de negócios, na geração de conhecimento e em arranjos financeiros voltados à conservação e recuperação de biomas, com especial atenção para a Amazônia. O Fundo Vale já fomentou cerca de 90 projetos de conservação e uso sustentável, e investiu mais de R$ 210 milhões, principalmente em recursos não-reembolsáveis. Saiba mais em www.fundovale.org

Sobre o Quintessa
O Quintessa é um ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais mais importantes do país. Desde 2009, trabalha pela integração estratégica entre responsabilidade socioambiental e resultados financeiros, atuando junto com empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover agendas de inovação, impacto positivo e ESG. O Quintessa já identificou e mapeou mais de 4,5 mil startups e impulsionou mais de 400 startups de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades sustentáveis e inclusão.

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/