Novo Raio X adquirido pela Prefeitura de João Monlevade começa a funcionar

Equipamento digital moderniza Saúde e produzirá diagnósticos mais precisos

 

O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), e o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), estiveram na Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta quinta-feira (17) para acompanhar o início do funcionamento do novo Raio X adquirido pela Prefeitura.
 

O aparelho, um modelo digital considerado um dos mais modernos da região, coloca o Centro de Apoio e Diagnóstico do município na vanguarda desse tipo de serviço, melhorando a qualidade e agilizando o atendimento do cidadão monlevadense.


Dr. Laércio Ribeiro explicou a importância da aquisição. “Parece uma coisa simples iniciar o trabalho de um novo Raio X, mas a necessidade do equipamento é muito grande. Além de solucionar os problemas que enfrentamos com o analógico, teremos mais agilidade e qualidade”, garantiu.
 

Fabrício Lopes destacou que ao visitar o setor junto com o prefeito no início do mandato, eles ficaram assustados com a situação. “Ficamos impressionados. Na ocasião, o Laércio comentou que era preciso resolver a questão e aí começamos a trabalhar para que finalmente pudéssemos chegar a esse momento, que é um marco para a cidade”, declarou.


Qualidade para população

A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, afirmou que todo o processo de licitação, aquisição e instalação do equipamento demandou tempo e trabalho, mas foi recompensador. “Temos um Raio X de excelente qualidade. Isso aqui será algo excelente para os técnicos que trabalham no setor, mas principalmente para toda a população”, salientou.


Raquel Drumond também agradeceu a paciência e disponibilidade do Hospital Margarida. Até que o novo equipamento fosse instalado, os técnicos do setor de Raio X atenderam a população no equipamento da entidade de saúde.


A coordenadora da Atenção Secundária à Saúde, Isabela Farias Guedes Bezerra, resumiu a situação. “É um marco para João Monlevade. Vários médicos estão nos parabenizando pela compra. E o Raio X chegou num momento em que o analógico mais teve problemas”, argumentou.


Equipamento de ponta

O novo Raio X é um equipamento fornecido pela Konica Minolta Healthcare do Brasil Indústria de Equipamentos Médicos Ltda, vencedora do pregão eletrônico feito pela Prefeitura. Os servidores da Prefeitura que vão trabalhar com o aparelho foram instruídos pelos próprios técnicos da empresa e já estão aptos a operá-lo.


Segundo Isabela Farias os exames serão emitidos com mais rapidez e com maior nitidez, produzindo um atendimento bem mais eficaz. Além disso, os médicos poderão receber o exame do paciente diretamente em seu computador, imediatamente após a realização, logo que todo o setor de Saúde estiver informatizado.

Além disso a coordenadora recorda que num equipamento deste tipo, o risco de exposição à radiação é muito menor que em um aparelho analógico.

Além do Raio X, a Prefeitura adquiriu uma impressora radiológica, com sistema de impressão térmica de alta resolução a seco para uso em radiologia geral e demais modalidades médicas.

Comentários